Pesquisar este blog

3 de jun. de 2011

A Rede na prática!

Olá, pessoal!
Temos boas novas!


O trabalho do GT da Feira da Rede resultou na formatação de um evento, que conta com apoio da PREAC e parceria com o Cis-Guanabara e Casa do Lago, chamado "Sexta na Estação". Este espaço atende à demanda de vários atores da Rede pela criação de oportunidades de  trabalhos práticos e de maior possibilidade de aproximação entre os grupos.

Abaixo segue a proposta desta atividade que será realizada toda sexta-feira a partir de 8/7.

Pedimos àqueles que queiram coordenar, integrar e/ou oferecer as atividades que façam contato conosco.RESSALTAMOS que este é um espaço de trabalho da Rede, aberto a todos que queiram colaborar na construção deste processo. Lembramos também que todas as atividades são gratuitas.

Qq colaboração, mesmo que pontual, sempre é muito bem vinda!

Também queremos salientar que vários desdobramentos a partir destas atividades serão possíveis. Alguns já estão em foco como um plano de manejo da área do Cis, que inclui composteira, minhocário e formatação de uma área demonstrativa; criação de um ramal do trocas verdes; apoiar a transição dos grupos de agricultores da Rede através de atividades de trocas de experiência em campo; promover oficinas de qualificação para a comercialização; promoção de espaços de sensibilização de consumidores na feira;....e por aí vai! Venha colocar suas idéias e mãos à obra!

Ficamos no aguardo do seu contato aqui mesmo neste e-mail!
Vamos lá???


Proposta
O "Sexta na Estação" é um evento semanal que tem por objetivo promover no Cis-Guanabara, através de uma pareceria entre a Casa do Lago, o Cis-Guanabara e a Rede de Agroecologia da Unicamp, um espaço de inclusão social e cultural pautado atividades de extensão com enfoque de sensiblização e vivência em torno da temática âsaúde, alimentação, ambiente e qualidade de vidaâ.

A partir de 8/7/2011 todas as sextas-feiras terão uma grade de programação que inclui atividades diurnas e noturnas. Dentre elas destacam-se:

1. Oficinas Saberes da Vida e da Lida
O objetivo deste espaço de atividade, coordenado pela Rede de Agroecologia da Unicamp, é propiciar processos educacionais e de sensibilização, dialógicos, formais e informais, pautados na temática âsaúde, alimentação, ambiente e qualidade de vidaâ, que venham a beneficiar várias categorias de atores sociais e a promover ações de inclusão, qualificação e/ou geração de renda. Ocorrerá semanalmente, a partir das 14h.


2. Trem Bão
Esta atividade que tem como objetivo promover a inclusão cultural, trazendo à população shows gratuitos, sob a coordenação do Cis-Guanabara (semanalmente, das 18h às 19h) 


3. Pé na roça: vivência de promoção da saúde humana, ambiental e social através de uma mostra de produtos da agricultura familiar e do comércio solidário, incluindo produtos orgânicos - feira semanal (toda sexta-feira, das 16 às 19h)  coordenada pelos agricultores da Rede e instituições parceiras


4Matutando:  espaço para a promoção de debates (1 vez por mês, das 19h às 21h) sobre temas relevantes para a população e que permitam a interação entre diferentes setores da sociedade. Esta atividade, que será coordenada por um colegiado da Rede, deverá promover a relação entre movimentos sociais e universidade. Este colegiado será composto por todos os interessados da Rede na atividade. 

5. Cine Guanabara: esta atividade terá uma programação de filmes e documentários, bem como a abertura para mostras itinerantes. Também deve promover em algumas mostras a conciliação com debates sobre as temáticas tratadas. A nossa representação nesta atividade será coordenada pela Kellen Junqueira (FEAGRI), que tem ampla experiência na área e está aberta para todos os interessados.

6. Criança na Estação: atividades lúdicas e educativas que promovam a saúde e bem estar, através do alimento e do movimento, o consumo consciente e o resgate da infância, a ser coordenada pelo Cis-Guanabara